domingo, 23 de setembro de 2012

Seremos todos vegetarianos em 2050?

O título acima refere-se a uma matéria veiculada no jornal francês Le Monde há aproximadamente duas semanas. Somente agora estou tendo tempo para ler e resumir aqui no blog (até porque não sou fluente em francês). 

De acordo com a matéria, o vegetarianismo seria uma possível solução para evitar uma catástrofe de penúria alimentar. Atualmente, para a população da Terra, há, em média 20% de proteína de origem animal para cada pessoa. Em 2050 cairá para 5%. O vegetarianismo surgiria como uma forma de fazer com os alimentos fossem utilizados se forma mais racional, sem fome. 

Quem quiser ler a matéria em francês, aqui está o link. 

Além dos alimentos em si, sabe-se que outro grande problema ligado à criação de animais é a utilização da água. Muitos países já optaram por evitar a criação de certos animais e importá-los de países como o Brasil, que ainda possui água em abundância.

O Estudo utilizado pelo Le Monde foi publicado também no jornal estadunidense The Guardian

Como se pode ver, o vegetarianismo está muito além da questão da proteção animal. É uma escolha consciente que traduz uma preocupação com o meio ambiente e que envolve decisões políticas e sociais.