terça-feira, 20 de novembro de 2012

Alimentos naturais ajudam a reduzir a ansiedade


A ansiedade é algo que faz com que as diversas sensações como momentos de preocupações, tensão, apreensão, antecipação entre outros. Essas sensações nos permite experimentar momentos estressantes, porém é considerada algo normal, mas quando se transforma em um transtorno quando o indivíduo passa a experimentá-la exageradamente ela fica relacionada a preocupações excessivas. A ansiedade não pode ser confundida com a cotidiana, com o transtorno de pânico e com a fobia social. 


Os principais sintomas são: Dificuldade para relaxar; Sensação de que está no limite do nervosismo; Tendência a cansar-se com facilidade; Dificuldade de concentração e freqüentes esquecimentos; Irritabilidade; Tensão muscular; Dificuldade para adormecer ou sono insatisfatório; Tendência a assustar-se; Em alguns casos podem ocorrer sintomas físicos como: boca seca, mãos ou pés úmidos, enjôos ou diarréia, aumento da freqüência urinária, sudorese excessiva, dificuldade de engolir ou sensação de um bolo na garganta. Mas, para acabar de vez com a ansiedade além de ter um tratamento específico é indicado a pessoa ter uma boa alimentação desde o horário em que ela acorda até o horário em que ela vai dormir.

Alguns alimentos indicados são: 

No café-da-manhã: suco de clorofila com couve, alface, agrião e laranja, pão integral, leite de soja light, torradas integrais, banana com aveia, bolo de fubá, chá verde, patê de soja, suco de maracujá com hortelã, pão árabe e abacate com mel. 

Para o lanche ou a colação que ocorre entre o café-da-manhã e o almoço é indicado maçã, chá verde com hortelã, banana amassada com semente de linhaça, açúcar mascavo e canela, melão, mamão com aveia, castanhas do Pará, ameixa seca e banana com nozes. 


Já para o almoço o ideal é salada de agrião, cenoura, arroz integral, feijão preto, salada de alface, pepino, rabanete, limão, macarrão integral, tomate, abobrinha, ricota, abacate, salada de folhas verdes, lentilha, abacaxi, banana, batata assada e recheada, berinjela, soja, brócolis, talo de erva-doce, cenoura, abobrinha recheada, nozes.

Para o lanche da tarde salada de frutas, chá verde e maracujá, banana amassada com linhaça, nozes, biscoitos de polvilho, chá de capim-limão, chá de erva-cidreira, biscoitos integrais, aveia, iogurte com soja, maçã, chá verde com hortelã. 


Para o jantar opte por sopa de agrião, couve, espinafre, óleo de linhaça, tomate cebola, salada de rúcula e alface americana, sal, limão, salsinha, palmito, brócolis cozido, soja cozida, macarrão integral, tomate-cereja, manjericão, azeitona, salada de cenoura, beterraba, couve, missoshiro, salada de almeirão, alface americana, atum light, lentilha com gérmen de trigo, salada de couve-flor, sopa de legumes, batata, mandioquinha, salada de alface com hortelã e abacate e abobrinha assada. 

Reportagem do site: Mundo mulheres