segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Vale a pena comer carne?


"Bom. Existem inúmeras razões éticas e de saúde para deixar de comer carne. A questão social, no entanto, é a mais importante delas. É impossível estender a toda a humanidade o acesso a esse alimento. O total de carne produzida chega hoje a quase 250 milhões de toneladas. Por volta de 70% vai parar nos pratos dos Estados Unidos, China e Europa. No resto do mundo, metade da população vive abaixo da linha da pobreza e 840 milhões de pessoas passam fome.
A maior parte de grãos cultivados no mundo, cerca de 465 milhões de toneladas, é utilizada para alimentar e engordar o gado. Ou seja, enquanto produzimos soja para alimentar o gado, seres humanos passam fome.
Além disso, a produção de gado é bastante improdutiva, pois são necessárias cerca de 17 calorias de proteínas de grãos para criar apenas 1 caloria de proteína de carne. Seria mais proveitoso alimentar diretamente a humanidade com vegetais. É incrível, mas se somente 0,3% das 465 milhões de toneladas de grãos utilizadas para alimentar o gado virassem comida para gente, isto seria suficiente para salvar da desnutrição 6 milhões de crianças menores de 5 anos que morrem deste mal todos os anos no mundo. Continuando a conta, apenas 2,5% deste total seria suficiente para acabar com a fome no Brasil e 50% deste total seria suficiente para acabar com a fome no mundo. O Brasil está aumentando cada vez mais seu rebanho, e, para tanto, grandes extensões de florestas estão sendo derrubadas numa ação conjunta dos exploradores ilegais de madeira e grileiros que tomam terras públicas, posteriormente ocupadas pela criação extensiva de gado. Para cada boi, a emissão de gás carbônico provocada pelo desmatamento equivale ao que 160 carros à gasolina emitem em 1 ano, segundo o economista Carlos Eduardo Young, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pense nisso na próxima vez em que você for comer um bife. (N.A.S.)"
Fonte: Revista Universo Espírita, nº52 - Ano 2008 - pág. 42.

Nenhum comentário:

Postar um comentário