sábado, 18 de agosto de 2012

O inestimável valor da vida

OBRAS DE ARTE OU GATOS: O QUE VALE MAIS?

Boa noite pessoal !

Fiz questão de passar aqui hoje para comentar um acontecimento que me deixou muito triste, e me fez pensar bastante.



Casualmente hoje eu vi o Jornal Nacional, e entre  as notícias, uma me chamou a atênção:  o incêndio que aconteceu no Rio de Janeiro, e que teria destruido algumas das obras de arte mais importantes, e mais caras do Brasil.

Enquanto desenrolava a reportagem sobre o triste evento, eu ia pensando na perda imensurável que aconteceu. As telas não podem ser pintadas novamente. Mesmo que elas tivessem seguro, a perda é total !

Fiquei triste mesmo por esse acontecimento. Imaginem, algo que reflete nossa cultura, nossa identidade, nossos artistas, perdido assim, por causa de um incêndio.


Mas daí, no fim da reportangem, aparece a entrevista com o dono das obras, um colecionador muito famoso, mas que conheci só hoje, chamado Jean Boghici, falando sobre o acontecimento.

Agora pára tudo ! Eu torço para que alguém tenha visto isso também !

Gente, ou ele estava com a mente confusa, tipo de uma pessoa que faz uso de bebida com álcool, Ou ele está em processo de cenilidade, Ou ele tem praticado MUITO o desapego !



Das três UMA ! Hehehehe

Quando o repórter perguntou sobre como ele estava se sentindo diante da perda das obras, ele disse que elas tinha ido pro BELELÊU, com um sotaque romeno na forma de falar.

E depois completou dizendo que: "eu nem quero saber das obras, queria era o meu gato... Meu gato morreu no incêndio, meu gato que dormia ao lado da minha cama".

Gente, ou eu ouvi muito mal, ou um homem que passou a vida INTEIRA colecionando obras de arte, chegou a conclusão que um gato vale mais que uma pintura de valor incalculável... Acho que não entendi muito bem...


Na dúvida, fui ler notícias sobre o assunto, e li que quando ele chegou em casa, e viu o que tinha acontecido se manteve tranquilo. Em compensação, a sua esposa, estava muito nervosa e chorando.

Mas adivinhem nervosa por quê?

Por causa de Di Cavalcante, Tarsila do Amaral  ou Guignard ??

Não ! Nada disso !

Ela estava nervosa por causa dos gatos ! Mais de 10 gatos eram criados por eles no duplex de Copacabana.

Eu confesso que estou impressionado !

Não sei se fico admirado pelo desapego material, ou se fico admirado com o amor aos gatos, ou ainda se fico triste pelas obras perdidas.

O colecionador falou em raiva e tristeza, mas pela morte do gato. E que vai fazer mais uma exposição, e que será a última, por vingança ao que aconteceu.



Olha, até valorizei mais meu gato depois dessa... Hehehehe

Que interessante né?!

Acho que vai ser muito difícil digerir a postura de Jean diante do que aconteceu...

Mas fica lição nisso. Olhar para um homem de 84 anos, e ver o que é VALOR para ele, me fez ganhar o dia.

Parei e pensei comigo mesmo... As vezes a gente briga por algumas coisas tão pequenas né.

As vezes a gente super valoriza detalhes que nem valem tanto assim.

E aí me lembrei de um versículo bíblico:

"Onde estiver o vosso coração, aí estará o vosso tesouro..."

O tesouro de Jean estava nos gatos... E o meu, e o seu, onde está?



Encerro por hoje com essa pergunta para nossa reflexão.

Um beijo no coração,

Cauê Santos


Nenhum comentário:

Postar um comentário