sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Produtos de limpeza caseiros, econômicos e veganos

Os produtos que usamos na limpeza da casa no nosso cotidiano têm vários problemas: compostos químicos que prejudicam nossa saúde e o meio ambiente, deixando resíduos poluentes em nossas valiosas águas. Além disso, muitos são testados em animais, o que é um absurdo, já que a estas alturas, ao menos isso poderia ser diferente. A questão é que a indústria não está de fato preocupada com o bem estar das pessoas e menos ainda dos animais, a única preocupação é o lucro.

A PEA - Projeto Esperança Animal, possui uma lista de empresas que não testam em animais. Ainda assim, eu acredito que uma forma mais natural de contribuir com um mundo melhor é criando você mesma(o) os produtos em casa, com ingredientes simples como bicarbonato de sódio e vinagre, o que, além de não contribuir com essa indústria de exploração, é mais econômico.

Segue, então, uma coletânea de receitas. São coletâneas de receitas simples que podem ajudar a minimizar o impacto ambiental e o sofrimento animal.

Se você tem uma receita boa e vegana, deixe nos comentários!


Limpador de vidros
Para limpeza de rotina, use 3 colheres de vinagre diluídas em 11 litros de água quente. Se o vidro estiver muito sujo, primeiro limpe-o com água e sabão. Para secar superfícies, utilize tecido de algodão reutilizado ou jornais velhos.


Limpador de janelas
Misture ½ xícara de álcool, 2 xícaras de água e uma colher de sopa de amoníaco. Coloque luvas e aplique a solução com um pedaço de pano.


Limpador de esquadrias de alumínio
Para manter esquadrias de alumínio sempre brilhando como novas, é só limpá-las uma vez por mês com uma mistura de óleo de cozinha e álcool, em partes iguais. Em seguida, passe um pano macio ou flanela. O método também pode ser usado para limpar janelas.


Limpador e desodorizador de carpetes e tapetes
Misture duas partes de fubá com uma parte de bórax. Pulverize generosamente, deixe descansar por uma hora e aspire. Uma desodorização rápida pode ser obtida pulverizando o carpete com bicarbonato e aspirando logo em seguida.

Amaciante de roupas
Adicione ½ copo de vinagre ou ¼ de copo de bicarbonato durante o enxágue.

Limpador de banheiros
Para limpeza geral de banheiros, use escova com bicarbonato de sódio e água quente. Para pias, despeje vinagre e deixe descansar durante a noite, enxaguando pela manhã. Para limpar bacias utilize uma solução forte de vinagre.

Limpador de forno
Basta uma solução de água quente com bicarbonato de sódio, que deve ser passada com um pano fino.

Para limpar formas e tabuleiros queimados
Cubra a área com uma fina camada de bicarbonato de sódio e água e deixe descansar por algumas horas antes de lavar.

Limpador de pisos de cerâmica
Misture, no seu balde de limpeza, aproximadamente 3,5 litros de água com ¾ de xícara de vinagre branco e ½ xícara de amoníaco. Lave o piso como de costume.

Desodorante de ambientes
Pode ser substituído por uma solução de ervas com vinagre ou suco de limão. Além de gastar menos dinheiro, você vai estar evitando produtos responsáveis pelo aumento de doenças respiratórias e alergias.

Desinfetante
Bagaços de limão (restos dos limões que você já usou);
Vinagre de álcool.

Como fazer: Em uma garrafa de vidro, coloque os bagaços e complete até o fim com o vinagre de álcool.

Desengordurante
Bicarbonato de sódio;
Vinagre;
Água morna.

Como fazer: Coloque o bicarbonato de sódio em um balde, jogue o vinagre por cima e complete com água morna.
Bônus: Amaciante super simples


Use vinagre como amaciante, colocando-o puro no espaço reservado na máquina.


Sabão líquido para lavar a louça
2 litros de água;
1 sabão caseiro ralado;
1 colher de óleo de rícino;
1 colher de açúcar.
Ferva todos os ingredientes até dissolver e engarrafe.


Detergente ecológico
1 pedaço de sabão de coco neutro (o único biodegradável que não usa sebo animal);
2 limões;
4 colheres de sopa de amoníaco (que é biodegradável).

Derreta o sabão de coco, picado ou ralado, em um litro de água. Depois, acrescente cinco litros de água fria. Em seguida, esprema os limões. Por último, despeje o amoníaco e misture bem. Guarde o produto resultante em garrafas e utilize-o no lugar dos similares comerciais. Você obterá seis litros de detergente (que limpa, não polui e cujo valor econômico é incomparavelmente menor do que o do similar industrializado).

Detergente ecológico multiuso
Água;
vinagre;
Amônia líquida (amoníaco);
Bicarbonato de sódio e ácido bórico.

Em um litro de água morna (cerca de 45º C), coloque uma colher de sopa de vinagre, uma colher de sopa de amoníaco, uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e uma colher de sopa de bórax ou ácido bórico. Utilize em qualquer tipo de limpeza, em substituição aos multiusos convencionais. Como qualquer produto de limpeza convencional, mantenha os detergentes ecológicos fora do alcance de crianças e animais domésticos.

Lustra-móveis
½ xícara de óleo vegetal;
3 colheres de suco de limão – ou ¼ de suco industrializado.

Frascos de vidro ou plástico deverão servir de misturadores e frascos para guardar. Para limpar tudo, basta utilizar camisas velhas ou meias. Não precisa comprar panos para essa finalidade.


Fontes:


https://catraquinha.catracalivre.com.br/geral/economizar/indicacao/faca-voce-mesmo-15-receitas-de-produtos-de-limpeza-naturais/

https://www.freetheessence.com.br/sustentabilidade/em-casa/produto-de-limpeza-caseiro/

https://www.greenme.com.br/como-fazer/737-como-fazer-produtos-para-a-limpeza-sustentavel-da-casa

Nenhum comentário:

Postar um comentário