terça-feira, 27 de outubro de 2009

O mito da proteína

Todo vegetariano já ouviu trilhões de vezes a pergunta “mas como você faz para substituir a proteína?”. Para aqueles que estão se tornando vegetarianos, preparem-se, pois irão ouvir esse e muitos outros questionamentos a respeito da proteína em sua alimentação.
Essa pergunta deriva da crença equivocada que todos precisam da proteína animal. Isso não é verdade. Aqueles que entendem pouco de nutrição alegarão que os vegetarianos são ou serão anêmicos, simples assim.


Aqueles que compreendem bem as questões nutricionais, porém, terão argumentos mais convincentes. Dirão que a qualidade da proteína existente nas carnes e derivados de animais é superior e que, além disso, em termos de energia liberada, a proteína da soja não se compara à proteína animal.
Na verdade, todas as proteínas, sejam elas de origem vegetal ou animal, possuem a mesma composição: os aminoácidos. A cada cadeia com 100 ou mais aminoácidos dá-se o nome proteína.


Como nosso sistema digestório não consegue absorver moléculas grandes como as de proteína, elas são “quebradas” no organismo, isso é a digestão. No caso das proteínas, portanto, a quebra é feita em aminoácidos, geralmente em cadeias menores.


A alegação dos que são contra o vegetarianismo é que o aproveitamento de proteínas vegetais é inferior à de proteínas animais. Na verdade, isso não tem o menor sentido, porque, se todas as proteínas são formadas de aminoácidos e os aminoácidos que não são produzidos pelo organismo humano devem ser ingeridos, pouco importa a sua fonte.
Sendo assim, uma pessoa que possui uma dieta equilibrada terá todos os aminoácidos de que necessita.


A deficiência proteica poderá ocorrer se houver predisposição a isso, ou se a dieta for deficiente em nutrientes e rica em açúcar, por exemplo. A dieta vegana, portanto, não é causa de qualquer problema de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário