terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Foi Gras

De acordo com a Wikipedia, o Foi Gras é considerado uma das maiores iguarias da culinária, porém, o próprio site dá a tradução do termo: Fígado Gordo.
O Foi Gras, apreciado por muitos por ser um prato caro, é, na verdade, o fígado de um pato que foi alimentado em excesso, ou seja, é um fígado doente.
É o que aconteceria conosco se ficássemos um mês ingerindo bebidas alcoólicas sem parar ou comendo no McDonald’s (se te alguma dúvida, assista Supersize me – a dieta do palhaço), e ninguém em sã consciência comeria o seu fígado doente, mas…muita gente come o dos patos.
A questão, mais uma vez, gira em torno da ética. A alimentação forçada pode, sem duvida, ser considerada uma crueldade mas, mais uma vez, as pessoas comem, vendadas pelas leis do costume.
Embora a maior produção e consumo do Foi Gras seja na Europa, esse é um problema de todos, pois toda crueldade é um problema mundial, com crianças, idosos, mulheres outras raças e também com os animais.
De acordo com a Wikipédia, em Israel o consumo de Foi Gras é ilegal e, na Califórnia, será proibido a partir de 2012. diversos outros países proíbem a alimentação forçada, como Reino Unido, Argentina, Áustria, República Tcheca, Dinamarca, Finlândia, Alemanha, Irlanda, Luxemburgo, Noruega, Polônia, Suécia, Suíça e Holanda.
Como podemos lutar contra isso:
1 – Não ingerindo. Se você já é vegetariano, é claro que não come Foi Gras, mas se
ainda não é, cabe a você a decisão de parar com a crueldade.
2 – Protestando. Uma das maneiras de protestar é alertando os restaurantes, dizendo que não será cliente enquanto cometerem essa barbárie.
3 – conscientizando: leve essas informações adiante. Muitos ingerem e, embora sabendo que se trata de fígado de pato, não têm idéia da crueldade que se dá esse processo.
Conheça o Foi Gras:

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário