segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Argumentos contra o vegetarianismo (e suas respostas)


Quem, ao se tornar adepto do vegetarianismo/veganismo, nunca ouviu as questões abaixo?

1 - Por que você parou de comer carne?

Resposta: cada um tem suas razões. Alguns alegarão a saúde, pura e simplesmente (estes, talvez, ainda se alimentem de peixes). Muitos vegetarianos deixaram de comer carne e derivados de animais pela questão moral e ética que acompanha a produção e o tratamento que os animais recebem. Ninguém tem o direito de escolher matar um animal (ainda que de forma “indireta”, como muitos alegam fazer, já que não estão matando os animais com as próprias mãos).

2 – mas eles não sofrem...

Resposta: quem disse? Pergunte quantas pessoas já visitaram um matadouro para conferir se não há sofrimento. Aliás, ainda que o resultado final não fosse a morte, o tratamento à base de ração rica em hormônios, o confinamento e a privação de uma vida normal já não constituem sofrimento suficiente? Tudo isso para alimentar a luxúria daqueles que “não podem viver sem carne”. A maior parte das pessoas sequer já viu um documentário sobre a produção de sua própria comida e a realidade por trás da criação de animais. A alienação é mais confortável, porque escusa da culpa.

3 – mas o homem é carnívoro...

Resposta: qualquer livro de biologia certamente poderá desmentir essa ideia. O homem é onívoro, ou seja, pode se alimentar de carne ou de vegetais, na verdade, ele não é essencialmente carnívoro, não precisa de carne para sobreviver.

4 – e você vai viver do que?

Resposta: de todo o resto que não deriva ou possui componentes animais. Ninguém vai ficar doente apenas porque se tornou vegetariano, desde que mantenha uma dieta balanceada. Existem diversas fontes de proteínas vegetais, como leguminosas em geral (feijão, lentilha, soja e grão-de-bico).  Para saber mais, leia nutrição vegetariana e O Mito da proteína.

5 – mas e as plantas? Elas também são seres vivos...

Talvez esse seja o melhor de todos os argumentos. Não se pode negar que as plantas são seres vivos e que respondem à estímulos diversos (como atitudes positivas ou negativas, influências do ambiente, música, etc), como já demonstrado em inúmeras pesquisas. A ausência de sistema nervoso, porém, descarta a possibilidade da sensação de dor, pelo menos como a conhecemos. Isso não significa que não sintam nada, mas daí a sentirem dor e medo, é uma longa distância.
Os vegetais não têm a consciência. Os animais a possuem (a chamada senciência), embora de forma diferente do homem, mas a possuem. Assim, não é possível comparar a sensação que o animal tem antes de morrer com aquela que os vegetais têm. 
Nem sempre é neecssário matar a planta 
Além disso, outro argumento é que boa parte dos vegetais cultivados se destina a alimentar animais para o abate, aliás, se toda essa produção fosse destinada apenas à alimentação humana, não haveria fome no mundo.

Algumas fontes para pesquisa:

Um comentário:

  1. MELHOR POST. Obrigada, muito obrigada. Além de esclarecer várias coisas, você me ajudou a entender a questão das plantinhas que nós matamos. Agora parei de me sentir culpada por elas. ♥

    ResponderExcluir