domingo, 12 de fevereiro de 2012

Vegansexual - Você sabe o que é?

Depois dos heterossexuais, dos homossexuais, dos bissexuais e metrossexuais, conheça agora os vegansexuais

Este conceito de orientação sexual foi formulado pelo Centro de Estudos Humanos e Animais, da Universidade de Canterbury, na Nova Zelândia, no âmbito de um estudo denominado “Perspectivas e Experiências de Vegetarianos e de Outros Consumidores Éticos”, estudo esse incluído num projeto mais vasto sobre a interação entre seres humanos e animais. O estudo foi realizado a nível nacional e baseou-se numa entrevista com 157 vegetarianos sobre os seus hábitos de vida e opções de consumo.

Como é sabido, designa-se por vegano alguém que, movido por argumentos de natureza ética, de saúde, de respeito pelo meio ambiente e/ou religiosos, opta por não ingerir quaisquer alimentos de origem animal (incluindo laticínios, ovos e mel). No entanto, o veganismo não se restringe à alimentação. É todo um modo de vida, com princípios estritos, que implica tomadas de posição bem definidas em muitos aspectos do quotidiano, como por exemplo: renunciar ao vestuário, calçado e acessórios em couro, lã ou seda (recorrendo a outros materiais como sintéticos, algodão, linho, cânhamo ou outras fibras), exercer o consumo responsável através do boicote a empresas que poluem o ambiente, que testam em animais, etc.

O que é então um vegansexual?

Sendo a atividade sexual parte da nossa natureza, é de esperar que, também esse campo da nossa vida seja objeto de reflexão e de opções por parte dos veganos. Um vegansexual é assim alguém que escolhe não se envolver íntima e sexualmente com parceiros que ingerem carne, sob o argumento de que os corpos destes são autênticos "cemitérios de animais", literalmente construídos e sustentados por restos de cadáveres, animais abatidos em condições que implicaram grande sofrimento para os mesmos. Um vegansexual não aceita envolver-se com alguém que contribuiu para os maus tratos e matança de seres vivos, nem com alguém cujos fluidos corporais transportam resíduos de uma alimentação carnívora (suor, saliva, esperma…). Já para não falar do odor corporal, habitualmente mais intenso e pungente naqueles que ingerem carne do que nos vegetarianos.

Não deixa de ser verdade também que todos nos sentimos, regra geral, atraídos por pessoas com interesses e hábitos semelhantes aos nossos, pois isso tende a facilitar a convivência no dia-a-dia. Para um vegano, pode ser difícil aceitar partilhar refeições com um parceiro que se alimenta de carne, devido, por exemplo, à contaminação dos utensílios de cozinha e ao cheiro dos pratos com carne. Por mais forte que seja a atração sexual, esta raramente sustenta por si só os desafios do convívio prolongado.

Segundo o estudo neo-zelandês, as opções de vida dos veganos levam-nos a tomadas de consciência sobre o seu próprio corpo, o dos outros, e a uma visão diferente da vida. Essa tomada de consciência leva-os a considerar moralmente repugnante e eticamente inaceitável ter relações íntimas com onívoros ou sequer beijar alguém por cujos lábios tenham passado pedaços de alimentos de origem animal. Ainda segundo o estudo, são principalmente as mulheres que manifestam particular repulsa pelo envolvimento íntimo com parceiros que ingerem carne. Algumas, apesar de não se descreverem inteiramente como vegansexuais (já que consideram alguns onívoros sexualmente atraentes), têm o vegetarianismo como critério preferencial na escolha dos seus parceiros.

Se tal seletivismo reduz fortemente a possibilidade de encontros amorosos para os veganos (já que a comunidade vegana é ainda reduzida), o sexo é também em si uma forma de apelo e ativismo eficaz, já que, devidamente orientada e sem imposições e radicalismos, pode contribuir para mudar a forma de pensar de muitos potenciais parceiros sexuais e de vida, incutindo-lhes hábitos de vida mais saudáveis (para si e para o planeta) e eticamente aceitáveis.

Fonte - 15.09.2007
Retirado de http://cantinhovegetariano.blogspot.com

3 comentários:

  1. Que vergonha dos vegans.. E olha que eu faço parte dessa parte da sociedade que se "acha" superior.

    Preguiça desse tipo de gente.

    ResponderExcluir
  2. Não vejo por que a vergonha. Cada um faz a opção que quiser e a liberdade sexual vale para todas as escolhas. Escolher um tipo de parceiro sexual não significa desrespeitar os outros, é apenas uma opção.

    ResponderExcluir
  3. Sou vegetariana,casada com um vegetariano (graças a Deus) .. e jamais me relacionaria com alguém que não fosse vegetariano, sei lá ,parece que nosso organismo ñ aceita mesmo.

    ResponderExcluir