sábado, 11 de janeiro de 2014

O perigo da soja




Vegetarianos podem cair no erro de consumir soja em excesso. Há ainda muitas contradições a respeito dos males que a soja pode provocar na saúde, então vou me limitar a falar superficialmente dos argumentos de ambos os lados – a favor e contra – o consumo da soja.

Há um argumento, no entanto, que não pode ser ignorado, independente das razões pela qual você tenha se tornado vegetariano, ou ainda que não o seja: o meio ambiente. Longe de fazer apologia à questão ecológica, temos que admitir que esse é um assunto que interessa a todos, afinal, vivemos neste planeta e a todos interessa sua conservação. Aos protetores dos animais, aliás, interessa duplamente: as florestas destruídas são o berço de parte da nossa fauna.

A soja é um dos produtos da industria, assim como a carne e o leite, e é usada para o lucro, ou seja, isso significa que foi criado um mito para fazer as pessoas acreditarem que é sinônimo de saúde, assim como muitos acreditam que o leite é essencial para a alimentação, uma grande mentira.

Há quem diga que a soja deve ser preparada com cuidado. Quanto aos grãos, somente a fermentação ou o demolho seriam eficazes para que se aproveite as suas propriedades sem causar tantos malefícios à saúde. A proteína texturizada seria a pior forma de ingeri-la, mas ainda há controvérsias. Por outro lado, a soja é conhecida como uma boa fonte de proteína vegetal, indicada inclusive para mulheres na menopausa, já que acentua seus sintomas. 

Encontrei uma reportagem que interpreta uma embalagem de proteína texturizada e – apesar da presença do corante caramelo: atenção veganos! – seria um alimento excelente pela quantidade de fibras e pelo fato de não ser transgênico. A reportagem completa está aqui. 

Outra reportagem citou a ingestão de soja como culpada pela perda da libido em homens e até pelo aumento das mamas e perda de pelos corporais! Enfim...

Quanto à saúde, portanto, o conselho é o mesmo para quase tudo: equilíbrio! Mesmo para o vegano, não é preciso basear a alimentação em soja, ela pode ser um complemento, mas nunca a base.

Quanto ao meio ambiente, infelizmente, o problema é o mesmo da carne: a destruição da floresta para cultivar a soja é tão prejudicial quando para criar pastos. A moderação no consumo não impede a destruição, mas alivia a consciência. Nada impede, porém, que lutemos, ainda que seja através da conscientização, da criação de petições, da denúncia, enfim, das formas pacíficas que possibilitam ao consumidor e ao cidadão o cuidado com seu país e com seu planeta.

A minha ideia de dieta vegetariana saudável é depender cada vez menos da soja, buscando outras  alternativas de queijos e leites à base de castanhas e outras fontes de proteína vegetal.

Além disso, como fonte de proteína, há muitas outras opções: 

 Lentilhas 18 grs. por xícara
Edamame 20 grs por xícara
Seitan 19 grs. por cada 3 onças
Ervilhas 9 grs. por xícara
Arroz integral 5 grs. por xícara
Arroz branco 4 grs. por xícara
Brócolis cozidos 4 grs. por xícara
Sementes de girassol 6 grs. por ¼ xícara
Quinoa 9 grs. por xícara
Espinafres cozidos 5 grs. por xícara
Abacate 4 grs. por xícara
Pão Integral 7 grs. em 2 fatias
Feijão preto 15 grs. por xícara
Caju 5 grs por ¼ xícara
Semola cozida 8 grs. por xícara
Sementes de linhaça 4 grs por 2 colheres de sopa
Sementes de chia 5 grs. por e colheres de sopa
Bulgar (trigo) 5 grs. por xícara
Manteiga amendoim 8 grs. por 2 colheres de sopa
Manteiga de girassol 5 grs. por 2 colheres de sopa
Batata vermelha 3 grs. por xícara
Cevada 3 grs por xícara



Para fazer hambúrgueres, é possível usar lentilhas, cogumelos e legumes. Opções não faltam!


É possível, portanto, diminuir o consumo de soja, buscando alternativas mais saudáveis e ecológicas, que mantenham o nível nutricional e possibilitem uma vida mais leve.


Reportagem interessante: Soja – mitos e verdade


5 comentários:

  1. Por recomendação da minha nutricionista, tive de tirar a soja da dieta. Sou vegetariana há quase 5 anos e vegana desde o ano passado. Nesse período consumi muita soja. Ocorre que no começo do ano tive um mal-estar e descobri um hipotireoidismo. A soja, sabe-se, interfere nos hormônios, por isso, tive de buscar outras fontes de proteína e substitutos para o leite e queijos. Comprei uma máquina de fazer leite e tenho feito nela leite de arroz, amêndoas e coco. Concordo com você e acho superimportante o teu alerta. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Não consumo carne vermelha nem frango o q usar no lugar da proteína de soja?

    ResponderExcluir
  3. Não consumo carne vermelha nem frango o q usar no lugar da proteína de soja?

    ResponderExcluir
  4. Existe uma coisa que se chama proteinas de auto e baixo valor biológico, não é porque tem 50% de proteina tal produto que vc vai consumir esse total. Pior ainda para produtos de origem vegetal, o correto e estudar a taxa de absorção quanto vc preciza comer para oberter sua ingestão diaria. Ademas a soja comprovadamente causa mais maleficios que beneficios ela crua te mata! e não só ela mas toda "leguminosa" ervilha fejão etc leguminosas além de desturbios hormonais possuiem diversos fatores ante nutricionais kkkkkk olha que gracinha "ela mesma não deixa seu corpo absorver os nutrientes que ela diz fornecer" São os famosos (((inibidores de tripsina))))..
    crecimento de cancer de mama etc ....etc "

    ResponderExcluir