quarta-feira, 27 de maio de 2009

Tipos de vegetarianos

De acordo com o dicionário Michaelis, vegetariano é aquele partidário de uma alimentação totalmente vegetal. Fica claro, portanto, que o conceito real de vegetarianismo é o mesmo que se atribui ao veganismo: a alimentação livre de ingredientes de origem animal.
Existem, porém, outras definições que se adequam às variações da alimentação sem carne, a saber:
  • Ovolactovegetariano: aquele que exclui apenas os variados tipos de carne, não se abstendo de ovos e leite.
  • Lactovegetarianos: igual o tipo acima, mas sem o ovos.
  • Ovo-vegetariano: Abstém-se das carnes e de leite, mas consomem ovos.
  • Crudívoros: aquele que, além de abster-se da carne e derivados de produtos animais, tem em sua alimentação o uso exclusivo de alimentos crus ou desidratados.
  • Frugivoristas: aquele que alimenta-se apenas de frutos (conceito botânico), ou seja, exclui a carne e produtos derivados de animais automaticamente.
  • Vegan ou vegano: aquele chamado "vegetariano estrito", na verdade, o único tipo que poderia ser realmente chamado vegetariano de acordo com o conceito geral. Abstém-se das carnes e de qualquer outro ingrediente de origem animal, como ovos, leite, queijos, corantes feitos com ingredientes animais, produtos com caseína (proteína do leite), mel (em função dos maus tratos com as abelhas), etc. O conceito de veganismo é complexo e envolve, além da alimentação, todo um estilo de vida baseado na ética e na abstenção de uso de qualquer produto que contenha ingrediente animal (cosméticos, por exemplo), seja testado em animais (absorventes, cosméticos, medicamentos) ou fabricado por empresas que patrocinam eventos ligados à exploração e sofrimento animal, como os rodeios.

O tipo ideal do ponto de vista ético é o vegano, porque busca uma coerência em sua opção de não contribuir com os maus-tratos e a exploração animal. Devemos ter em mente, porém, que as pessoas se tornam vegetarianas por vários motivos, inclusive religiosos, e cada um se adapta à dieta vegetariana formas diferentes, assim como cada organismo se comporta de uma maneira.

Além dos tipos acima, existem aqueles que se abstém apenas de carnes vermelhas, ou ainda aqueles que comem apenas peixes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário