quarta-feira, 27 de maio de 2009

Guia de compras: produtos veganos

É sempre difícil saber o que comprar para fazer nossas receitas, não é? Nossa preocupação constante com o bem estar dos animais e, também com a nossa saúde, por vezes nos deixa horas em frente às prateleiras dos supermercados! Por isso, resolvi colocar algumas dicas de produtos vegans já prontos. Estou sempre pesquisando e completando essa lista, e também aceito críticas e sugestões de marcas e produtos que possam facilitar nosso dia-a-dia.
Biscoitos recheados: Algumas marcas "alternativas" não possuem ingredientes animais. O ideal é ler a embalagem. O maior problema é que, quando não vai leite, tem os benditos corantes: caramelo ou cochonilha. 
Bolacha: As do tipo Maria não têm leite e corantes, em geral.
Chocolate: marcas vegan: Kosher, Choco Soy
Outras opções: chocolate meio-amargo da Garoto, meio-amardo do Extra e meio-amargo da Harald. Chokolah sem lactose. Lindt 70% cacau.
Creme de leite: Batavo e Purity
Creme vegetal: Becel (porém, são da Unilever, empresa que testa produtos em animais), e Soya (da empresa Bunge, mesma situação da Unilever).
Hamburguer, quibe, almôndegas: Mr. Veggy, Superbom, Soja Mania e Perdigão.
Leite de soja: Ades, SojaMac, SoyMilke, Líder, Elegê, Batavo, Shefa.
Leite condensado de soja: Purity, Olvebra, alternativa: receita de leite condensado vegan
Macarrão: Barilla, normalmente todas as de grano duro.
Maionese: Superbom e Olvebra.
Mel: Melhor optar pelo melado, um produto barato e fácil de encontrar, também tem na Superbom.
Molho Inglês: Há duas versões do Molho Inglês, Tipo Worcestershire, também chamado de Molho Inglês Extra, que contém extrato de carne e o Molho Inglês Comum, que não contém extrato de carne (mas é difícil de achar). Já vi marcas que, mesmo sendo Worcestershire, não possuíam extrato de carne, mas tinham corante caramelo em sua composição.

Naturis - linha da Batavo: feita com leite de soja, possui achocolatados, bebidas de soja (leite, sucos) e sobremesas (do tipo Danete). 
Pães: verificar a receita/rótulo. Pão francês supostamente é vegan, mas é sempre bom verificar. Se não tiver jeito, você pode fazer o seu pão vegan.
Panetone: Laura (alguns panetones Laura têm leite em pó, leia a embalagem).

Queijo vegano: o mandiokejo, queijo vegano feito de mandioca da Quebra-cabeça, ainda não testei, mas já foi recomendado. 
Shoyu: Quase todos contém corante caramelo. O Shoyu Premium da Sakura é uma exceção.
Sorvete: Ades, La Frutta (Limão, Maracujá e Abacaxi com Hortelã); Haagen Dazs: Sorbet de manga. Picolés: a maioria de frutas é vegan, mas precisa confirmar na embalagem se não leva gelatina ou carmim.
Tofu: se contiver caseína, não é vegan.
Produtos de beleza: http://www.ayur-vida.com
Cosméticos, adesivos, produtos de beleza e outros: http://www.mercadovegan.com

Onde comprar produtos naturais e veganos:

Supermercados

Guia Vegano

Mercado Vegan


Zona cerealista (SP)

Lojas de produtos naturais (como a Mundo Verde)

Lojas de produtos orientais (tofu, por exemplo)

5 comentários:

  1. Bom eu tinha postado um comentario ,mas deletei e fui pesquisar para ter certeza,,,cuidado com as bolachas Oreo(contém soro de leite,,,) e as bolachas Maria(algumas contém,o corante caramelo,ovos e soro de leite ,além de nata,podem estar juntos ou separados.

    ResponderExcluir
  2. E tomar cuidado também porque o Ades é da Unilever e em alguns sabores contem cochonilha.

    ResponderExcluir
  3. O corante caramelo é sinônimo de cochonilha??? Li em outras fontes que não é.

    Segue a lista de corantes de cochonilha que vi no vista-se:
    Cochonilha (o próprio nome do bichinho)
    Carmim
    Ácido carminico
    Cochineal
    Corante vermelho 3
    Corante vermelho 4
    Corante CI 75470
    Corante INS 120
    Colorizante E120

    fonte: http://vista-se.com.br/redesocial/ha-insetos-no-seu-refrigerante/

    ResponderExcluir
  4. Olá, queria apenas fazer uma observação não sei se estou correta, pode ser que a marca Kosher do chocolate, seja diferente da marca Kosher de carne, mas no filme terráqueos fala sobre ela e ela prega ser apta ao bem estar animal, porém é tudo fachada, então apenas peço para que fiquemos atentos, pois nem sempre nos dizem a verdade infelizmente. No mais fiquei muito feliz com o site, muito interessante e muito bom conhecer pessoas que se importam em ajudar as pessoas que têm dificuldade nessa filosofia de vida que nos faz tão felizes! Tudo de melhor, sucesso! abraços

    ResponderExcluir
  5. Onde posso comprar mandiokejo em São Paulo (capital)?
    Moro no sul de Minas e vou a São Paulo só para fazer compras e gostaria de saber em qual loja da zona cerealista posso encontrar este produto.

    ResponderExcluir