quarta-feira, 27 de maio de 2009

Guia de compras: produtos veganos

É sempre difícil saber o que comprar para fazer nossas receitas, não é? Nossa preocupação constante com o bem estar dos animais e, também com a nossa saúde, por vezes nos deixa horas em frente às prateleiras dos supermercados! Por isso, resolvi colocar algumas dicas de produtos vegans já prontos. Estou sempre pesquisando e completando essa lista, e também aceito críticas e sugestões de marcas e produtos que possam facilitar nosso dia-a-dia.
Biscoitos recheados: Algumas marcas "alternativas" não possuem ingredientes animais. O ideal é ler a embalagem. O maior problema é que, quando não vai leite, tem os benditos corantes: caramelo ou cochonilha. 
Bolacha: Algumas do tipo Maria não têm leite e corantes. Água e sal da Tostines. Maisena Duchen. Nesfit de coco. 
Chocolate: marcas vegan: Kosher, Choco Soy
Outras opções:  meio-amardo do Extra, meio amargo do Carrefour e meio-amargo da Harald. Chokolah sem lactose. Lindt 70% cacau. Esses importados amargos geralmente são veganos. Comprei um Heidi de laranja delicioso! Chocolate Villars Noir 72% Cacau. Orgânico Native 75% cacau. 
Creme de leite: Batavo e Purity (O da Purity é levemente adocicado, não é muito legal pra fazer salgados).
Creme vegetal: Becel (porém, são da Unilever, empresa que testa produtos em animais); Soya (da empresa Bunge, mesma situação da Unilever). 
Hamburguer, quibe, almôndegas: Mr. Veggy, Superbom, Soja Mania e Perdigão.
Leite de soja: Ades, SojaMac, SoyMilke, Líder, Elegê, Batavo, Shefa. Tem também o da Yoki, sem açúcar.

Biscoito: wafer Choco Soy Mais; 
Leite condensado de soja: Purity, Olvebra, alternativa: receita de leite condensado vegan

Creme de leite de soja: Olvebra. 
Macarrão: Barilla, normalmente todas as de grano duro.
Maionese: Superbom e Olvebra.

Massas prontas: Massa Filo, Taco Shells Casa Fiesta. 

Mel: Melhor optar pelo melado, um produto barato e fácil de encontrar, também tem na Superbom.
Molho Inglês: Há duas versões do Molho Inglês, Tipo Worcestershire, também chamado de Molho Inglês Extra, que contém extrato de carne e o Molho Inglês Comum, que não contém extrato de carne (mas é difícil de achar). Já vi marcas que, mesmo sendo Worcestershire, não possuíam extrato de carne, mas tinham corante caramelo em sua composição.

Naturis - linha da Batavo: feita com leite de soja, possui achocolatados, bebidas de soja (leite, sucos) e sobremesas (do tipo Danete). 
Pães: verificar a receita/rótulo. Pão francês supostamente é vegan, mas é sempre bom verificar. Se não tiver jeito, você pode fazer o seu pão vegan. Também o pão sírio costuma ser vegan. 
Panetone: Laura (alguns panetones Laura têm leite em pó, leia a embalagem).

Queijo vegano: o mandiokejo, queijo vegano feito de mandioca da Quebra-cabeça. Há várias receitas também. 
Shoyu: Quase todos contém corante caramelo. O Shoyu Premium da Sakura é uma exceção.
Sorvete: Ades, La Frutta (Limão, Maracujá e Abacaxi com Hortelã); Haagen Dazs: Sorbet de manga. Picolés: a maioria de frutas é vegan, mas precisa confirmar na embalagem se não leva gelatina ou carmim. Também os da linha tofutti, bem caros. 
Tofu: se contiver caseína, não é vegan.

Pasta de amendoim: várias marcas, encontrada em lojas de produtos para doces e na Zona Cerealista de São Paulo, sem açúcar e sem qualquer ingrediente de origem animal.

Requeijão: Requeisoy
Produtos de beleza: http://www.ayur-vida.com
Cosméticos, adesivos, produtos de beleza e outros: http://www.mercadovegan.com

Onde comprar produtos naturais e veganos:

Supermercados

Guia Vegano

Mercado Vegan


Zona cerealista (SP)

Lojas de produtos naturais (como a Mundo Verde)

Lojas de produtos orientais (tofu, por exemplo)

15 comentários:

  1. Bom eu tinha postado um comentario ,mas deletei e fui pesquisar para ter certeza,,,cuidado com as bolachas Oreo(contém soro de leite,,,) e as bolachas Maria(algumas contém,o corante caramelo,ovos e soro de leite ,além de nata,podem estar juntos ou separados.

    ResponderExcluir
  2. E tomar cuidado também porque o Ades é da Unilever e em alguns sabores contem cochonilha.

    ResponderExcluir
  3. O corante caramelo é sinônimo de cochonilha??? Li em outras fontes que não é.

    Segue a lista de corantes de cochonilha que vi no vista-se:
    Cochonilha (o próprio nome do bichinho)
    Carmim
    Ácido carminico
    Cochineal
    Corante vermelho 3
    Corante vermelho 4
    Corante CI 75470
    Corante INS 120
    Colorizante E120

    fonte: http://vista-se.com.br/redesocial/ha-insetos-no-seu-refrigerante/

    ResponderExcluir
  4. Olá, queria apenas fazer uma observação não sei se estou correta, pode ser que a marca Kosher do chocolate, seja diferente da marca Kosher de carne, mas no filme terráqueos fala sobre ela e ela prega ser apta ao bem estar animal, porém é tudo fachada, então apenas peço para que fiquemos atentos, pois nem sempre nos dizem a verdade infelizmente. No mais fiquei muito feliz com o site, muito interessante e muito bom conhecer pessoas que se importam em ajudar as pessoas que têm dificuldade nessa filosofia de vida que nos faz tão felizes! Tudo de melhor, sucesso! abraços

    ResponderExcluir
  5. Onde posso comprar mandiokejo em São Paulo (capital)?
    Moro no sul de Minas e vou a São Paulo só para fazer compras e gostaria de saber em qual loja da zona cerealista posso encontrar este produto.

    ResponderExcluir
  6. Gente tem uma amiga que faz salgados, pães e bolos veganos no Rio de Janeiro. Ela faz por encomenda. Os pães são uma maravilha, a coxinha então, Humm, massa molinha e crocante por fora. Os bolos também são muito gostosos. Aí vai: lanavegana@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Gente tem uma amiga que faz salgados, pães e bolos veganos no Rio de Janeiro. Ela faz por encomenda. Os pães são uma maravilha, a coxinha então, Humm, massa molinha e crocante por fora. Os bolos também são muito gostosos. Aí vai: lanavegana@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Ótimo post, muito bom para quem ta iniciando. PORÉM, devemos todos nos perguntar: qual o propósito de sermos VEGETARIANOS OU VEGANOS?
    Porque eu não como ou uso nada de derivados de animais, mas se eu compro produtos de fábricas que produzem esses tipos de "alimento" - contém traços! É o mesmo que comer quando ninguém tiver vendo! Estaria promovendo tudo o que vai contra os meus princípios e objetivos deste estilo de vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Não, não estaria. O "contém traços" é apenas porque o produto provavelmente foi produzido em uma mesma máquina que produziu outro produto utilizando leite como ingrediente. É como se alguém comesse carne em um prato, você lavar aquele mesmo prato e comer sua salada. Ou seja, não vai contra os princípios. Você não está comprando e sustentando um produto feito com leite. O propósito em ser vegano, por Donald Watson, o pioneiro do veganismo (ou um dos) tem como princípio: "procurar excluir, na medida do possível e praticável, todas as formas de exploração e crueldade com os animais, para alimentação, vestuário e qualquer outra finalidade." As outras causas, como sustentabilidade e proteção ao meio ambiente são consequências disso, embora não sejam o princípio focal inicial idealizado. Pode relaxar em relação aos "traços". Mas se você encontrar outra empresa que não produza nada de origem animal e claro, puder pagar, melhor ainda. Na medida do possível. Cabe a nós nos questionarmos com sinceridade e identificarmos o que é realmente possível de ser evitado e o que é só uma desculpa que você cria para si, para continuar tendo hábitos fúteis que impactam de forma negativa outros seres ou o ambiente.

      Excluir
  9. Olá, e a questão que a gente vê nos rótulos que diz que pode conter leite seria o mesmo que traços? Alguém sabe?

    ResponderExcluir
  10. eu sei que este post é bem antigo, mas apareceu numa busca, então acho que vale a pena esclarecer um ponto: kosher não é marca, é uma certificação de que foi produzido segundo as regras dietéticas judaicas. existe carne kosher (ou casher), em que supostamente o animal não sofreu no abate (ahã). o que acontece com muitos produtos kosher, é que como não pode misturar carne com leite, fazem-se muitos produtos veganos, assim pode comer com carne. no caso do chocolate, o nome da marca de chocolate kosher é tnuva

    ResponderExcluir
  11. O leite de soja da Shefa aparentemente não é vegano

    ResponderExcluir