quarta-feira, 27 de maio de 2009

Por que evitar o leite

Infelizmente, a maioria das pessoas não sabe o que está por trás da produção de leite. Existe uma espécie de uma “conscientização”, principalmente direcionada às mulheres, para que tomem cada vez mais leite, “porque é saudável” e porque, teoricamente, diminui os riscos de uma doença atualmente conhecida: a osteoporose. O que a indústria de laticínios não divulga é o mal que proteínas em excesso pode fazer, prejudicando, inclusive, a absorção do cálcio pelo organismo. É normal que a maioria das pessoas aceite sem contestar o que a mídia, e até mesmo alguns médicos, dizem. Porém, será que você já parou para pensar como é a produção do leite? Se não, eu vou contar pra você como funciona. Vamos lá.
As vacas ficam amontoadas num ambiente estressante e desagradável, com tubos para a sucção do leite “grudados” em seus mamilos. Como se não bastasse, para que a vaca produza leite, é necessário que fique prenha, assim como nós, seres humanos. Quando ocorre o parto, os bezerros são afastados da vaca mãe, para que não mamem o leite que você vai consumir.
Além disso, é necessário que a vaca fique prenha constantemente, para que produza o máximo de leite possível, o que diminui sua expectativa de vida de 25 anos para 6 (em média), quando elas, por se tornarem “inúteis” são “descartadas”. Esse é um dos problemas, o do sofrimento animal.
Ao contrário do leite de vaca, o leite de soja é totalmente vegetal e com um quilo de grãos de soja é possível produzir sete litros de leite. Em relação à saúde, estudos mostram que a absorção de cálcio proveniente do consumo de folhas verde-escuras, como agrião, brócolis, couve e espinafre, é em média 30% maior do que a absorção do cálcio do leite. Além disso, você encontra o cálcio em muitos outros alimentos, como: amêndoas, melado escuro, homus (pasta árabe) quinua, tahine, tofu com cálcio, frutas cítricas, algas, sementes de gergelim e feijões. As pesquisas indicam que basta 3 a 5 xícaras de vegetais ricos em cálcio para sua necessidade diária e isso, para quem é vegetariano, é sopa! Além disso, o leite de soja também tem cálcio. Se você não gosta de leite de soja puro, existem as opções de leite de soja com suco mas, se você não gosta de jeito nenhum...beba só suco de fruta, que também é muito saudável!Para a culinária, o leite de soja pronto não é sempre uma boa pedida, pois é adocicado. Nesse caso, você pode substituir pelo leite de soja em pó misturado com água. Existem algumas opções de leite de soja em pó para crianças (para ser utilizado com orientação médica) que contém ômega 3 e rico em cálcio. Isso tudo sem falar do leite condensado de soja que já existe em todos os supermercados! Portanto, não temos mais desculpa para nos alienarmos e não boicotarmos esse hábito desnecessário e cruel: beber leite.

2 comentários:

  1. Interessante saber que a autora Lilian tem argumentos contra o sistema usado pelo ser humano para a produção do leite comercial e contra a forma de consumo, quanto a isso concordo que pode e deve se adequar melhor.

    Vacas ficam amontoadas (assim como plantas) num ambiente estressante e desagradável (se estudar melhor vai perceber que as plantas também sofrem com isso), com tubos para a sucção do leite “grudados” em seus mamilos (a seringueira e outras plantas também sofrem com isso) em algumas empresas produtivas, não generalize por favor, no Brasil a grande maioria ainda não trabalha assim devido ao grande volume de pastagens que o país pode e consegue produzir com custos relativamente baixos. E no mais seu texto também é exagerado com o objetivo único de mudar opiniões, quando seria mais honesto dar informações corretas e com embasamento para formar boas opiniões.

    A soja, por sua vez, da forma que é produzida na maioria esmagadora das propriedades provém de monocultivos que elimina na área cultivada praticamente toda espécie de vegetal, insetos, répteis, aves, etc., contribui muito mais que pastagens em exposição de solo e água da superfície terrestre, causando muito mais danos e contaminação a estes.

    Resumindo, em geral os atuais sistemas de produção podem ser melhorados para benefício do homem e do meio ambiente, mas isso não gera bons retornos financeiros especialmente para grandes empresas e indústrias, que queiramos ou não, estão mandando no mercado, na mídia, no consumo, na política, etc.

    Muitos fazem como a Lilian, tenta tirar a sardinha de um e puxar para outro, mas em nada muda, somente a união em massa e boicote de uma marca de leite que maltrata animais, e depois de uma marca que monopoliza os cultivos de soja podem mudar verdadeiramente alguma coisa, mas como um brasileiro acomodado que não tem coragem de ter um pé de mandioca e umas galinhas para botar ovos vai sair desse comodismo, isso sem pensar que muitos não sabem sequer fazer comida, lavar pratos, etc. e são reféns do consumismo (restaurantes, marmitex, fast foods, etc.), simplesmente é impossível.

    ResponderExcluir
  2. Que débil mental esse idiota que respondeu a matéria...
    Plantas amontoadas sofrem vacas? A soja para consumo humano polui mais que as fazendas de gado que liberam gazes tóxicos, poluem lençóis freáticos, lagos e rios?
    Volta da privada que vc nasceu seu grande MERDA!!


    PS: A matéria está divina! Muito boa!

    ResponderExcluir